domingo, 31 de março de 2013

A Dança do Ventre é de origem oriental, mais precisamente do Antigo Egito. Diz a lenda que as mulheres dançava nos rituais ligados à fertilidade da terra e da mulher, onde dançavam-se em reverencia  a deusas. Seus movimentos ondulatórios e batidas no quadril era uma forma de reverenciar a fertilidade, celebrando a vida.

A quem diga que ao dançarem elas também estavam preparando-se para ser mães, já que a movimentação ajudava a desenvolver e fortalecer a região pélvica , facilitando assim o parto. A Dança do ventre possui  diversas modalidades, a tradicional não é necessário fazer a utilização de objetos, já outras utiliza-se o véu, snujs, taças, espadas, enfim...

Dança com Véu: O véu na Dança do Ventre é como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e encanto. A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu, com dois ou até nove.


Dança dos sete véus: A dança dos sete véus não é uma dança folclórica e não tem caráter erótico, apesar do que comumente se possa imaginar.Em uma apresentação, a bailarina vai retirando cada um dos sete véus que estão presos ao seu corpo enquanto dança.


Dança com Snujs: Os snujs são címbalos de metal, usados um par em cada mão. É um instrumento percussivo que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados. Não é indicado tocar em taksins ou qualquer outro momento lento da música.


Dança da Espada: É uma dança que exige equilíbrio, pois que há movimentos em que se equilibra a espada em partes do corpo, além de exigir força, já que a espada é um pouco pesada.A bailarina pode equilibrar a espada na cabeça, na mão, na cintura, no busto, no abdômen, e na perna enquanto dança.


Dança do Candelabro: Dança na qual a bailarina usa um candelabro sobre a cabeça. Recomenda-se que haja um véu sobre a cabeça, embaixo do candelabro.
O candelabro pode ter de 7 a 14 velas, dependendo da preferência. Quanto menor o número de velas, menor o candelabro, e mais delicado.


Dança com Pandeiro: O pandeiro é um acessório cênico utilizado pela bailarina enquanto dança e é tocado apenas em alguns momentos para fazer as marcações da música. Ou seja, ela não toca o tempo inteiro como faz o músico com o pandeiro.


Dança com Taças: Dança com duas taças, com uma vela dentro de cada. É geralmente dançada em casamentos, batizados, aniversários.As taças com velas iluminam o corpo, os trajes da bailarina e também o ambiente. Por isso recomenda-se que este não seja muito claro, mas que esteja na penumbra.




0 comentários: